[ MTC ] O Yin e o Yang Na Visão Taoísta
Sobre o Yin e o Yang
Duas forças que se complementam em movimento contínuo e dinâmico que compõem e equilibram tudo o que é vivo. Pode-se definir assim a lei que rege toda a existência; esta também é chamada “lei das polaridades”.
Lao Tzé dizia: “Se você quer preservar algo mantenha-o no meio, pois nos extremos nada é permanente”.
Esta lei mostra que toda e qualquer energia, ao atingir o apogeu, torna-se o seu oposto e que nada é permanente.
Aparentemente trata-se de uma simples constatação, porém são grandes as implicações deste princípio, e muitas as consequências na nossa condição.
No Yin está a semente do Yang e no Yang a semente do Yin, no homem está contido a mulher e na mulher o homem.
Normalmente, quando se pensa sobre Yin e Yang é comum numa primeira associação pensarmos em dia e noite, passivo e ativo, masculino e feminino.
Fomos criados a partir do equilíbrio de duas forças, positiva e negativa, opostas e ao mesmo tempo complementares, diferentes e ao mesmo tempo iguais.
No corpo humano, por exemplo, a parte baixa é Yin e a parte alta Yang, a direita Yin e a esquerda Yang, a parte anterior do corpo Yin e a parte posterior Yang, a profundidade Yin e a superfície Yang.
Uma pessoa Yang encontra-se mais eficaz quando atua ativamente. De forma similar, uma pessoa Yin está no seu melhor quando se comporta de uma forma passiva ou extremamente calma.
A primeira é compelida para ser um líder ou inovador, a segunda para ser um pensador ou um negociante. Geralmente, as pessoas Yang são mais espontâneas, e as pessoas Yin são mais intuitivas e refletivas.
Características do Yin e do Yang
Yang: Positivo, Masculino, Dia, Sol, Ativo, Céu, Esquerdo, Pai, Vida, Despertar, Luz, Bem, Consciente, Direto, Nobreza, Razão, Movimentar, Frio, Seco, Fogo, Coração, Sul, Oeste, Expansão, Intenso, Superior, Branco, Grande, Agudo, Emagrecimento, Vesícula biliar, Estômago, Triplo aquecedor, Intestino grosso, Primavera, Verão, Cheio, Atividade, Em cima, O que vai para fora, A transformação, O rápido, O que contém, Leve, Cheiro
Yin: Negativo, Feminino, Noite, Lua, Passivo, Terra, Direito, Mãe, Morte, Dormir, Escuridão, Frio, Mal, Inconsciente, Indireto, Riqueza, Intuição, Esperar, Calor, Molhado, Água, Rim, Norte, Leste, Recolhimento, Suave, Inferior, Preto, Pequeno, Crônico, Obesidade, Fígado, Baço, Pericárdio, Pulmões, Outono, Inverno, Vazio, Descanso, Em baixo, O que vai para dentro, A preservação, O lento, O que é contido, O escondido, Pesado, Paladar, Sentimento, Afetos.
O Yang, o poder criador, é associado ao céu e ao Sol, enquanto o Yin corresponde à terra, ao receptivo, à Lua. O céu está acima e está cheio de movimento. A terra - na antiga concepção geocêntrica – está em baixo e em repouso.
Dessa forma, o Yin passou a simbolizar o repouso, e o Yang o movimento. O Yin é a mente intuitiva, complexa, ao passo que o Yang, é o intelecto, racional e claro. Yin é a tranquilidade contemplativa do sábio, Yang é a vigorosa ação criativa do rei.
Agende uma avaliação agora mesmo. Para mais informações Clique AQUI
Marcadores: acupuntura, medicina, medicina chinesa, medicina tradicional chinesa, mtc, patrícia simães, saúde, terapias holísticas, terapias holísticas integrativas


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial